+ Responder a Thread
Resultados 1 para 1 de 1
  1. Introdução aos jogos no Linux 
    #1
    Data de adesão
    Junho de 2020
    Posts
    15
    Isso foi postado originalmente no site Casually Crackers, agora aposentado. Este é um guia para ajudar novos usuários Linux a começar a jogar no Linux.

    PORQUE SE IMPORTAR?

    Antes de trocar meu PC pessoal para Linux no final de 2018, eu estava cheio de medo e trepidação e tinha muitas perguntas quando se tratava de jogos. Serei capaz de jogar meus jogos favoritos no Linux? Será difícil configurá-los? Eles funcionarão tão bem no Linux quanto no Windows?

    18 meses depois, tenho algumas respostas parciais para algumas dessas perguntas.

    Serei capaz de jogar meus jogos favoritos no Linux?

    Não posso responder a essa pergunta sem jogar todos os jogos de computador já lançados, mas o que posso dizer é que ainda não encontrei um Windows, DOS ou outro jogo que não pudesse jogar no Linux. Existem até emuladores disponíveis para jogos de console e fliperama.

    Será difícil configurar jogos no Linux?

    Novamente, não posso responder a essa pergunta sem tentar configurar todos os jogos de computador que já foram lançados, mas posso responder à pergunta com base em minha experiência. Com base em mais de 20 anos de experiência com Windows e talvez uma década de experiência com Linux em várias encarnações, não é muito mais difícil, em termos de tempo necessário, fazer os jogos rodarem no Linux do que no Windows.

    Mas há uma diferença, e chegarei a ela quando responder à próxima pergunta.

    Os jogos rodarão tão bem no Linux quanto no Windows?

    A resposta a esta pergunta pode chocar você. Eu sei que isso me chocou. Até agora, todos os jogos que executei no Linux, na verdade, rodaram melhor no Linux do que no Windows, com algumas exceções menores ou não tão pequenas. Para um MMO que joguei, havia um aplicativo de terceiros desenvolvido com .NET que não consegui fazer funcionar, e outro jogo que eu joguei com muita facilidade tem um pequeno problema relacionado à reprodução de vídeo que não consegui resolver minha satisfação.

    Mas eu tenho dois monitores e tenho conseguido fazer com que todos os jogos funcionem até agora para executar o jogo em tela inteira em um monitor e, enquanto o jogo estiver rodando, interagir com o segundo monitor, para bater um papo, verificar e-mail, etc. Isso era extremamente difícil de configurar no Windows e envolvia a compra de um aplicativo de terceiros pouco confiável que era complicado de configurar. Nem sempre foi fácil descobrir no Linux, mas normalmente, depois que eu descobri, é fácil e funciona de forma confiável e consistente.

    A maior diferença entre Linux e Windows quando se trata de jogos é a confiabilidade e o desempenho do sistema básico. O sistema básico no Linux é estável como uma rocha, uma vez que você o configure corretamente, e simplesmente não trava. Ocasionalmente, alguns componentes ficaram instáveis, como meu teclado ou o ambiente de trabalho. Eu escrevi dois scripts simples que contêm apenas um ou dois comandos e coloquei atalhos para eles na minha barra de tarefas. Esses scripts simplesmente reiniciam esses componentes e posso continuar, em segundos, sem reiniciar meu sistema.

    Normalmente, quando um jogo funciona em meu sistema Linux, não preciso mais me preocupar com isso. Posso deixar isso por meses e continuar de onde parei, com os únicos problemas sendo minha própria memória de como jogar o jogo. Com o Windows, parecia que sempre que eu parava de jogar um jogo, quando voltava, teria que fazer uma massagem ou reinstalá-lo para fazê-lo funcionar novamente.

    Há uma outra diferença que notei em meu sistema. Com o Windows, havia um limite muito claro para o que eu poderia executar simultaneamente. Com o Linux, parece que posso ter muito mais "coisas" rodando ao mesmo tempo sem ter problemas de desempenho. O Linux parece lidar com multitarefas muito melhor do que o Windows. Acho que grande parte disso com meu sistema é que o chipset e os drivers do sistema são, bem, muito superiores no Linux - vai muito além de simplesmente ser mais estável.

    A DISTRO DANÇA

    Tudo bem, você me convenceu. Vou experimentar o Linux. Já ouvi a palavra "distro" sendo usada, o que isso significa e se aplica a mim?

    Primeiras coisas primeiro. Uma "distro" é uma versão, um "sabor" ou um "ecossistema" Linux, e existem muitos. Não apenas existem muitos, mas as cabeças do Linux entram em brigas e-fist por eles e qual é o melhor e por que é melhor.

    No entanto, na minha opinião, se você é novo no Linux e é o tipo de adulto que tem responsabilidades e não tem muito tempo livre, só há uma resposta realmente boa: "Ubuntu".

    Por que Ubuntu?

    Principalmente porque é a distro mais popular disponível. Já existe há muito tempo, a organização que desenvolve e mantém o Ubuntu é estável e ativo, é desenvolvido para ser amigável ao usuário e novato, e normalmente quando alguém desenvolve software para Linux, a primeira distro para a qual eles criarão um pacote é Ubuntu.

    A CONFIGURAÇÃO

    É aqui que vou fazer uma pequena curva para vocês. O Ubuntu, junto com muitas outras distros, é baseado no Debian. O Debian é o avô de todos eles, e é a distro que eu uso. Portanto, as instruções que irei fornecer serão para o Debian. No entanto, eles também devem se aplicar ao Ubuntu e a qualquer outra distro baseada no Debian. Se você não estiver executando uma distribuição baseada no Debian, o que estou dizendo ainda se aplica, mas pelo menos alguns dos comandos específicos serão diferentes.

    Vou presumir que você instalou uma distro e tem alguma competência básica com ela. Do contrário, o Google é seu amigo. Existem muitos guias por aí e uma tonelada de informações, não vou reinventar a roda aqui. O que tenho a oferecer são as etapas básicas que você deseja realizar para que os jogos do Windows funcionem no Linux, junto com algumas sugestões que, espero, tornem tudo mais fácil.

    Etapa 1: ativar o multiarch

    A primeira coisa que você precisa fazer é habilitar o multiarch. O Linux é muito específico sobre as "coisas" que você instala e hoje em dia o padrão é 64 bits. O problema é que a maioria dos jogos do Windows, especialmente os jogos mais antigos, são de 32 bits. Portanto, você precisará habilitar e instalar o suporte para aplicativos de 32 bits.

    Você precisará abrir um console e executar o seguinte comando:

    Code:
    sudo dpkg --add-architecture i386
    No Ubuntu, você precisará usar o seguinte comando:

    Code:
    sudo add-apt-repository multiverse
    Depois de fazer isso, atualize suas listas de pacotes:

    Code:
    sudo apt update
    Etapa 2: instale o vinho

    Agora execute este comando para instalar o wine:

    Code:
    sudo apt install wine wine32 wine64 libwine libwine:i386 fonts-wine
    Etapa 3: instalar winetricks

    Agora execute este comando para instalar o Winetricks:

    Code:
    sudo apt install winetricks
    O CURVEBALL

    Agora, algo um pouco diferente do que você lerá na maioria das páginas da web. Quando se trata de jogos no Linux, eu recomendo fortemente que você instale o Steam, mesmo se você não planeja usar o Steam. Você provavelmente pode instalá-lo, junto com os pacotes recomendados, e então desinstalar apenas o Steam se não estiver interessado em rodar jogos por meio dele.

    Há alguns anos, a Valve, a desenvolvedora do Steam, revolucionou o mundo dos jogos Linux ao tomar a decisão de oferecer suporte total ao Linux. Quer você goste ou não do Steam, ou mesmo da Valve, se você é um jogador e usa Linux, você tem uma dívida de gratidão com a Valve por impulsionar o mundo dos jogos Linux de uma forma que nenhuma outra empresa ou entidade fez, exceto os desenvolvedores originais do vinho.

    Um dos problemas mais desafiadores que um novo usuário Linux enfrentará é tentar descobrir quais pacotes instalar. Uma coisa que o Steam faz muito bem é ter certeza de que você tem todos os pacotes, incluindo drivers, que você precisa para jogar no Linux. Quando você instala o Steam, quase tudo que você precisa para jogar no Linux será instalado junto com ele. Isso torna o trabalho de tentar descobrir o que instalar muito mais fácil.

    Eu sugiro que você faça isso no console e preste atenção aos pacotes recomendados e instale-os também, apenas para o Steam. Outra coisa que me confundiu quando mudei para o Linux é que eu tenho hardware AMD, então presumi que não precisava de nenhum dos drivers e pacotes com os nomes "nvidia" ou "intel" neles. Esse não é o caso. Os nomes das marcas em nomes de pacotes em distros Linux não significam necessariamente que você não precisa desses pacotes se sua caixa não contiver essa marca de hardware.

    Linux não é Windows. Se você instalar o driver errado no Windows, você pode explodir o seu computador. No Linux, se você instalar um pacote de que não precisa, o pior que pode acontecer é que ele nunca será usado. Se você está sendo aconselhado a instalar um pacote ao instalar o Steam, há uma boa chance de que você precise desse pacote, mesmo que o nome não corresponda à marca do seu hardware.

    Um exemplo disso é no Debian, onde os pacotes de kernel de 64 bits para PCs são todos nomeados "linux-image-xxx-x-amd64". Esses pacotes são usados para sistemas que contêm processadores AMD ou Intel.

    Se você estiver no Debian, você também precisará garantir que habilitou os repositórios de pacotes "non-free". O conteúdo do seu arquivo "/etc/sources.list" deve ser parecido com este:

    Code:
    deb http://deb.debian.org/debian/ bullseye main contrib non-free
    deb-src http://deb.debian.org/debian/ bullseye main contrib non-free
    
    deb http://deb.debian.org/debian/ bullseye-updates main contrib non-free
    deb-src http://deb.debian.org/debian/ bullseye-updates main contrib non-free





    Você precisará configurar isso para a sua versão e há muitas informações sobre isso na web. Não se esqueça de executar "sudo apt update" se você fizer alguma alteração em seu arquivo sources.list.

    Agora execute este comando:

    Code:
    sudo apt install steam
    Preste atenção aos pacotes recomendados para o Steam e instale-os também.

    Se você planeja realmente usar o Steam, você precisará criar uma conta Steam. Se você planeja jogar jogos do Steam, sugiro fortemente que a primeira vez que executar o Steam em sua máquina Linux, aponte sua biblioteca do Steam para um local sensível e fácil de encontrar, como um diretório "Jogos" em seu diretório inicial. Se você fizer isso, será muito mais fácil lidar com mods e outros itens semelhantes para seus jogos.

    O MAIS PERTO

    Nesse ponto, você pode simplesmente escolher comprar todos os seus jogos no Steam e executá-los nele. Essa é uma opção muito boa, com baixo investimento necessário. Acho que você pode até adicionar jogos que não comprou no Steam e executá-los por meio do Steam. É o mais próximo de plug and play que você chegará no Linux.

    No entanto, se você realmente deseja desbloquear o poder dos jogos Linux, sugiro mais um passo. Isso permitirá que você faça muito mais em termos de jogos no Linux e, na verdade, muito mais do que apenas jogos. Isso permitirá que você execute todos os tipos de aplicativos do Windows, de forma bastante indolor, em uma máquina Linux.

    Isso proporcionará a possibilidade de rodar todos os tipos de jogos e aplicativos no Linux, de Amiga a Nintendo, fliperama, jogos e aplicativos DOS. Não vou entrar em todos os detalhes, apenas fornecerei um link para as informações. O que você deseja fazer é instalar o Lutris. Se eu tivesse preferência, compraria todos os meus jogos em gog.com e os executaria por meio da Lutris.

    Você pode encontrar o Lutris e as instruções de instalação no seguinte link:

    https://lutris.net/downloads/

    Apenas um conselho final. Eu sugeriria se você estiver executando o Debian bullseye (estável), que use o ppa do Ubuntu como sua fonte, não o repositório buster do Debian. Se você usa o ppa do Ubuntu, deve definir sua versão do Ubuntu como "focal". O conteúdo do arquivo "lutris-team-ubuntu-xxx-xxx.list" em sua pasta "/etc/apt/sources.list.d" deve ser parecido com isto:

    Code:
    deb http://ppa.launchpad.net/lutris-team/lutris/ubuntu focal main
    Observação: O Proton no Steam é muito bom para rodar versões de jogos do Windows, mas às vezes você precisa tentar versões diferentes do Proton antes de encontrar uma que funcione. A versão Windows do Half-Life parou de funcionar para mim no Steam recentemente, até que eu o forcei a usar uma versão anterior do Proton, neste caso o Proton 4.11.
    Última edição por Drek; 23 de outubro de 2021 no 13h05.
     

Informações de thread

Usuários Navegando neste Thread

Atualmente há 1 usuários navegando neste encadeamento. (0 membros e 1 convidados)

Threads Semelhantes

  1. Os 6 recursos de jogo mais irritantes
    Por RoboCop no fórum General Mayhem
    Respostas: 0
    Último Post: 27 de setembro de 2019, 19:58
  2. Consola de jogos retro Dingoo A330
    Por RoboCop no fórum Retro Gaming
    Respostas: 1
    Último Post: 19 de outubro de 2016, 09:44
  3. Minha opinião sobre o futuro dos consoles de jogos
    Por RoboCop no fórum General Mayhem
    Respostas: 0
    Último Post: 27 de julho de 2016, 21:02
  4. Bem-vindo ao clã All Platform Gaming
    Por RoboCop no fórum Apresentar Yourself
    Respostas: 0
    Último Post: 1 de maio de 2013, 12h15
  5. Dicas de jogos para Game Boy e GBA
    Por RoboCop em fórum Nintendo e Pokémon Games
    Respostas: 0
    Último Post: 13 de outubro de 2012, 19h39

Permissões De Postagem

  • Você maio postar novas threads
  • Você maio respostas pós
  • Você maio anexos de post
  • Você maio editar seus posts
  •  
DMCA.com Protection Status

https://apg-clan.org tested by Norton Internet Security https://apg-clan.org tested by McAfee Internet Security

Flag Counter